Como fazer um blog sem gastar nada: passo a passo

Se você gosta de escrever ou fotografar, seja de forma amadora ou profissional, há uma grande probabilidade de que a ideia “vou fazer um blog” tenha passado pela sua cabeça em algum momento.

O que faz com que muita gente desanime no meio do caminho é o pouco conhecimento sobre plataformas gratuitas ou de baixo custo para isso, a falta de tempo para alimentar com conteúdos novos – quem nunca teve um blog que foi ótimo no início e depois de umas semanas acabou esquecido? – ou até mesmo a dificuldade em conseguir ganhar dinheiro com o blog e assim poder dedicar mais tempo a isso.

Pensando em quem procura saber mais sobre o assunto, este é o primeiro post da série “Sobre Ser Blogueiro“, na qual você poderá encontrar muitas dicas sobre o assunto.

Como fazer um blog de graça

A primeira coisa que você vai precisar para fazer um blog é vontade e alguns minutos sentado à frente do computador. Já pensou no que você vai postar? Se vai ter alguma frequência pré-determinada? Quer usar fotografias? Gifs? Ou vai postar apenas alguns textos?

É sempre bom definir isso se quiser ter algum sucesso com isso. Assim que tiver esses detalhes mais claros, você pode escolher uma das plataformas específicas para blogs e sites.

Plataformas gratuitas

Existem muitas outras plataformas, como o Tumblr, Blogspot ou mesmo o Wix, mas eu particularmente sugiro que você utilize o WordPress para fazer seu blog, que é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, também conhecido como CMS (Content Management System).

Para você ter uma ideia, eu uso o WordPress neste blog que você está lendo agora e também é a plataforma utilizada em muitos outro sites grandes (conhece o Catraca Livre? Então, é um exemplo de site que também usa o WordPress atualmente).

Criando um blog no WordPress

Abaixo indico o passo passo para criar um blog do zero no WordPress. Não leva mais que cinco ou dez minutos.

Fazendo o cadastro

O primeiro passo para criar um blog no WordPress é fazer o cadastro, que é gratuito. Ali será possível indicar o que deseja: se quer ter um blog, algo com mais cara de site (com uma página principal e destaques) ou um portfolio.

tela de cadastro no WordPress

Escolha o template

Depois disso é hora de escolher o template que mais tiver a ver com a cara que quer dar ao seu blog. Depois será possível mudar as cores, fontes e outros detalhes. Há muitas opções gratuitas, mas há estilos mais sofisticados para quem quiser comprar de algum desenvolvedor ou designer.

escolhendo o template no WordPress

Escolha o nome e endereço do seu blog

Agora é hora de escolher o nome do seu blog. É importante optar por algo que seja fácil de entender do que se trata, algo que as pessoas se lembrem, saibam como escrever (importante evitar coisas ~elaboradas~ como katyzinha-vidaloka.wordpress.com). Se pretende usar o blog de forma profissional, também vale verificar se já não existem outras páginas com este mesmo nome.

escolhendo o nome do blog

Escolha o plano

Caso prefira investir um pouco para ter um domínio mais amigável, como www.seunome.com.br, você pode comprar pelo próprio WordPress. Apesar do plano oferecido incluir algumas outras coisas, eu aconselho comprar o domínio com outras empresas, como a GoDaddy. Se estiver feliz com a url fornecida e com o plano gratuito, basta clicar para prosseguir.

escolhendo o plano

Crie seu usuário e senha

Adicione um e-mail para receber notificações e escolha um nome de usuário e senha. É por meio destes dados que você conseguirá acessar seu blog depois. Por isso, coloque algo que não vá esquecer.

cadastrando a senha e usuario do blog no wordpress

Verifique sua conta

Após esses primeiros passos você deve ter recebido um e-mail no endereço informado. Vá lá e confirme.

wordpress-7

Este é o dashboard ou back-end. Que nada mais é que seu painel de gestão do blog. É aqui que você pode adicionar ou ver posts, páginas, tags, comentários, personalizar seu tema e mais.

dashboard do blog

Confira seu blog publicado

E em uma questão de cinco minutos seu blog está publicado e, se você não tiver optado por nenhum adicional, conseguiu fazer isso totalmente de graça.

blog no wordpress publicado

Nos próximos posts falarei como deixar esse blog gratuito com uma cara mais profissional e única, usando plugins, alguns truques e mais. Até mais!

Acompanhe os novos posts desta série aqui no blog ou nas minhas redes sociais: meu FacebookInstagram e Youtube!

(Visited 152 times, 1 visits today)